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domingo, 15 de dezembro de 2013
ATIVIDADE 4.1
ATIVIDADE 4.1
Reflexão – Diário
Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Trabalhar com as mídias implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos só aprendem à medida que vão fazendo. A realização de atividades com mídias requer uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos podem aprender com todos.
Nas experiências em sala de aula foi possível observar que os discentes desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios, o que torna gratificante em fazer, desenvolver.
Cabe ao educador criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo das mídias ao currículo de sua disciplina. As estratégias utilizadas consideradas úteis são: o próprio diálogo, conhecimento prévio de cada um sobre o assunto em estudo, espaços para perguntas e respostas. As tecnologias são muito importantes e facilitadoras no processo atual do ensino-aprendizagem desenvolvendo assim os processos cognitivos, sociais e efetivos. Com as novas tecnologias, elas podem auxiliar na aprendizagem do educando através de pesquisas, vídeos, imagens, músicas, internet.
Ao trabalhar com instrumentos diversos temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização das atividades pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho com uso de mídias mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
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