Postagem de cursos da secretaria da educação que eu estou fazendo e postagem de materiais em libras para quem interessar aprender
domingo, 22 de dezembro de 2013
proinfo -Atividade 2.6 / Atividade 2.2/ Atividade 2.1/ Atividade 1.5/ Atividade 1.3/ Atividade 1.1/ Atividade 3.3.
Atividade 3.3
Informações
Reflexões em Diário de Bordo – Unidade 3
Registre seus avanços, reflexões e questionamentos sobre currículo, projetos e tecnologias, tópicos principa is desta unidade. Escrever uma autoavaliação e uma avaliação do curso no espaço próprio do Ambiente Virtual; em seguida, faça um registro a respeito do conteúdo, da metodologia e da atuação do formador neste curso.
Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Participação
Referente à ferramenta: Diário Acessar diário
Disponível: de 12/12/2013 até 20/12/2013
Atividade respondida em 15/12/2013 às 01:39 - Obter resposta
Comentar Mostrar comentários (2)
Atividade 1.1
Informações
Após ler o texto "A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento", de Juan Ignácio Poso, faça um mapa conceitual com as ideias e conceitos desse texto e poste no seu portfólio. Descreva no portfólio a unidade e atividade a que se refere o arquivo enviado. Você pode utilizar o site www.text2mindmap.com para fazer essa atividade. Salve como imagem ou pdf e poste em seu portfólio Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Leitura
Referente à ferramenta: Portfólio Acessar portfólio
URL: http://www.text2mindmap.com
Disponível: de 10/08/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 13/10/2013 às 00:23 - Obter resposta
Comentar
Atividade 1.3
Informações
A partir da entrevista (vídeo) do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (2004) sobre Educação e Tecnologia, reflita:
- Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
- Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes
para utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o
processo de ensino e aprendizagem?
Após a reflexão, elabore um texto e poste em seu portfólio. Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Produção de texto
Referente à ferramenta: Portfólio Acessar portfólio
Disponível: de 10/08/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 10/08/2013 às 21:04 - Obter resposta
Comentar
Atividade 1.5
Informações
Com base no texto de Maria Elizabeth Bianconcin Almeida: "Integração das Tecnologias na Educação" (veja Referências Bibliográficas da unidade 1), faça as reflexões e poste no portfólio:
(O texto desta atividade está no link: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf)
- Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
- Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam significativas para o estudante? Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Produção de texto
Referente à ferramenta: Portfólio Acessar portfólio
Disponível: de 10/08/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 13/10/2013 às 00:33 - Obter resposta
Comentar
Atividade 2.1
Informações
Navegar livremente no site do Portal do Professor mantido pelo MEC e, em seguida, realizar uma discussão com todo o grupo a fim de socializar elemento s interessantes encontrados por cada um no caminho percorrido.
Para refletir
Navegar um pouco à deriva ajudou você a ampliar os horizontes? Ampliaram-se as possibilidades de conexões do tema, inicialmente buscado, com outras questões e conceitos? Quais? Como? E quais os perigos da deriva na Internet? Quais são as bússolas, os mapas e os portos seguros que temos na Internet? São muitas questões que podem gerar uma boa reflexão.Postar no Diário de Bordo suas impressões.
Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Participação
Referente à ferramenta: Diário Acessar diário
Disponível: de 05/10/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 15/10/2013 às 07:55 - Obter resposta
Comentar
Atividade 2.2
Informações
Navegação em busca do conceito de hipertexto
Fazer uma pesquisa na Internet sobre o conceito de hipertexto. Acessar site de pesquisa e iniciar a busc a com a chave “o que é hipertexto?”.
Observar:
Quantas páginas foram listadas? O que isso pode indicar?
Acesse, agora, o primeiro item da lista de resultados do Google – você pode notar que essa é uma lista de referências que o mecanismo do Google monta sempre que solicitamos a definição de algum termo. Note que, em todos os sites listados nesse primeiro item, há uma definição para hipertexto. Navegue à vontade por essas definições; e, depois, volte para as páginas anteriores. A ideia, neste momento, é que você vivencie, de modo consciente e sem medo de errar, nem de acertar, a sensação de navegar por um hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo. Para isso, feche o navegador e volte à busca na página do Google.
c.) Em seguida, volte à lista de referências resultante da sua pesquisa no Google. O segundo item da consulta do Google mostra outro link que também merece destaque. Trata-se da referência à página da Wikipédia que apresenta o verbete hipertexto. Continue sua navegação neste segundo link e noutros que lhe interessarem.
Registre suas observações na ferramenta Diário de Bordo
Reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central: os hipertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?
Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Pesquisa
Referente à ferramenta: Diário Acessar diário
Disponível: de 05/10/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 13/10/2013 às 00:11 - Obter resposta
Comentar
Atividade 2.6 - Hiper-portfólio
Informações
Atividade 2.6
Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio
Para esta atividade, você vai precisar postar as atividades em seu blog e em seu site.
Nestes espaços, você vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e aquelas que inventar.
Realize a leitura da Unidade 2 – Criando um portfólio navegável, portfólio em hipertexto, um hiperportfólio.
O objetivo com essa proposta é que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento continuará a ser utilizado por você ao longo dos estudos. Propomos que você vá inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e inclua, também, links para cada novo trabalho produzido. Poderá, igualmente, incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, essa coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retratará a sua trajetória; o que aprendeu; as reflexões mais importantes; e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.
Compartilhe os endereços do seu blog e de seu site no fórum destinado a essa atividade “Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio”
Menos
Responsável: Francisco Claudemir Simões
Tipo de atividade: Participação
Referente à ferramenta: Fórum Acessar fórum
Disponível: de 05/10/2013 até 30/10/2013
Atividade respondida em 21/10/2013 às 09:55 - Obter resposta
Comentar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário